segunda-feira, 24 de agosto de 2009
O Grupo Parafolclórico Xiquexique apresenta vários ritmos e danças que fazem parte da cultura do povo brasileiro, especialmente das regiões Norte e Nordeste. Tem como objetivo manter vivos na memória de nosso povo os costumes, a musicalidade, a cultura do sertanejo, através do desafio de estimular nos jovens o gosto pelo trabalho folclórico.
Esse grupo foi criado em março de 2001 pelos professores Fátima Leonor e Magno Calixto e formado por alunos do Ensino Fundamental e Médio do Centro Educacional Cenecista São Francisco. Conta atualmente com o total de 35 participantes, incluindo a banda regional que faz o acompanhamento das músicas. Entre os brincantes estão professores, ex-alunos e estudantes do CECSF e de outras escolas do município de Canindé.
As músicas do “Rei do Baião” são a principal referência para o trabalho realizado pelo grupo, uma vez que foi Luís Gonzaga quem mais divulgou os estilos musicais tocados e dançados em nossa região, acrescentando a esses gêneros toda a sua originalidade e brilho próprios.
Através de pesquisas, são montadas as coreografias que procuram retratar e manter as características específicas de diversas danças folclóricas como: xote, baião, coco, xaxado, frevo, carimbó, lundu, siriá, samba de roda, entre outras.
Há sete anos realiza também durante o período natalino a montagem do “Reisado”, fazendo uma releitura dessa dança folclórica que quase não era divulgada na região de Canindé. Participou durante esse período do Festival “Natal de Luz” realizado pelo Governo do Estado do Ceará, através do Centro Cultural Dragão do Mar, sendo escolhido como melhor reisado do sertão-central.
Traz ainda em seu currículo inúmeras apresentações em eventos locais e cidades vizinhas, em projetos como o Festival dos Inhamuns, Festival dos Trovadores e Natal de Luz, em programas de televisão da TVC e TV Diário, no Teatro José de Alencar, além de ter representado o Ceará no Congresso Nacional da CNEC – 2004, em Brasília.
Colabora com o turismo religioso através de apresentações realizadas para os romeiros e demais visitantes que vêm a Canindé, especialmente nos meses de novembro e dezembro com as apresentações de reisado que encantam o público, e representam a tentativa de proporcionar um entretenimento de valor relevante para a divulgação da cultura de nossa cidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Passando aqui para parabenizar a iniciativa do Grupo pelo blog e mais ainda pra dizer que sou muito fã de vocês.Que são representantes fiéis da nossa cultura e que o fazem com o maior zelo, carinho e respeito que já vi.Desejo sucesso, reconhecimento pelo talento de vocês e que continuem nos alegrando e representando por muito e muito tempo.Não vejo a hora de vê-los se apresentar novamente. Abraços de Yonara Trajano Feitosa e em nome tbm de: Fatinha Trajano, Samara e Samir.
ResponderExcluir