GRUPO PARAFOLCLÓRICO XIQUEXIQUE

sexta-feira, 22 de julho de 2022

HISTÓRICO DO GRUPO PARAFOLCLÓRICO XIQUEXIQUE



 O Grupo Parafolclórico Xiquexique apresenta vários ritmos e danças que fazem parte da cultura do povo brasileiro, especialmente das regiões Norte e Nordeste. Tem como objetivo manter vivos na memória de nosso povo os costumes, a musicalidade, a cultura do sertanejo, através do desafio de estimular nos jovens o gosto pelo trabalho folclórico. Esse grupo foi criado em março de 2001 pelos professores Fátima Leonor e Magno Calixto e formado inicialmente por alunos do Ensino Fundamental e Médio do Centro Educacional Cenecista São Francisco. Conta atualmente com 20 participantes, incluindo a banda regional que faz o acompanhamento das músicas.

As músicas do “Rei do Baião” são a principal referência para o trabalho realizado pelo grupo, uma vez que foi Luís Gonzaga quem mais divulgou os estilos musicais tocados e dançados em nossa região, acrescentando a esses gêneros toda a sua originalidade e brilho próprios.
Através de pesquisas, são montadas as coreografias que procuram retratar e manter as características específicas de diversas danças folclóricas como: xote, baião, coco, xaxado, carimbó, ciranda e reisado.
Realiza durante o período natalino a montagem do seu espetáculo de Reisado: Cantares e Folganças.
Traz em seu currículo inúmeras apresentações em eventos locais e cidades vizinhas, em projetos como o Festival dos Inhamuns, Festival dos Trovadores, Festival Natal de Luz, Festival Internacional de Folclore, Festival Inspiração Nordestina, programas de televisão da TVC e TV Diário, no Teatro José de Alencar, além de ter representado o Ceará no Congresso Nacional da CNEC – 2004, em Brasília.
Colabora com o turismo religioso através de apresentações realizadas para os romeiros e demais visitantes que vêm a Canindé, especialmente nos meses de novembro e dezembro com as apresentações de reisado que encantam o público e proporcionam um entretenimento relevante para a divulgação da cultura de nossa cidade.
Ver menos

Nenhum comentário:

Postar um comentário